12 mar Como definir público-alvo para arquitetos?
Um dos maiores erros que a comunicação que um escritório de arquitetura pode cometer, principalmente nos dias atuais, é tentar agradar a todas as pessoas – o famoso “abraçar o mundo”. Tentar fazer isso tornará a sua comunicação fraca, impessoal, e pouquíssimo efetiva. E é para evitar isso que você precisa saber como definir público-alvo.
Essa definição permite que o seu escritório consiga direcionar os seus esforços de comunicação de maneira muito mais eficaz, garantindo que seu conteúdo – seja de marketing ou vendas – se conecte mais facilmente com aqueles que podem se tornar seus clientes.
Justamente para explicar com mais precisão o que é o público-alvo, e te ajudar a construir o publico de seu escritório de arquitetura, foi que escrevemos esse texto. Ao final do post, garantimos que você estará pronto para começar seus estudos!
O que é público-alvo?
De forma resumida, um público-alvo é um grupo específico de clientes ou empresas (se seu escritório atende outras empresas) que compartilham um perfil semelhante. Entender esse grupo é fundamental para que se possa focar as ações de marketing e vendas de seu escritório para pessoas que estejam mais dispostas a contratar seus serviços.
Para determinar um público-alvo são necessárias uma série de informações, geralmente obtidas através de pesquisas, envolvendo diversos fatores para entender quais características as pessoas que tendem a contratar seu escritório compartilham.
Essas informações podem ser demográficas (idade, gênero, localização geográfica, rendimentos, etc.) e/ou comportamentais (hábitos de consumo, preferencias, personalidades que segue, etc.).
O importante é tentar reunir sempre o maior número de dados que puder, para que as informações acerca de seu público sejam verdadeiras e completas. Naturalmente, quanto mais preciso, maior a sua chance de acertar na comunicação com seus clientes, e maiores as chances de eles te contratarem.
Enfim, uma boa definição de público-alvo é o que separa uma comunicação genérica, que geralmente não chama a atenção de ninguém, de uma comunicação assertiva, que atende as necessidades de seu cliente e faz com que ele se identifique e, eventualmente, contrate seu escritório.
Como definir um público-alvo para arquitetos
Agora que já deixamos claro o que é um público-alvo, e a sua importância para a eficácia da sua comunicação, de seu marketing e das suas vendas, vamos falar mais objetivamente sobre os passos que devem ser seguidos para a definição desse público.
Defina os objetivos do seu escritório
Com que tipo de obras quer trabalhar? Prefere trabalhar com moradias sociais ou imóveis de alto padrão? Seu objetivo é atender grandes empresas ou o cliente final, que tem um terreno e quer construir a sua casa?
Essas são as primeiras perguntas que você deve se fazer, antes mesmo de começar a definir o seu público-alvo, até porque, são suas respostas que darão o norte para que comece a entender um pouco daquele que será o seu futuro cliente.
Por exemplo, se quer trabalhar com imóveis de alto padrão e atender o cliente final, toda a sua comunicação deverá se voltar para pessoas físicas, com alto poder aquisitivo, com hábitos de consumo geralmente bastante conectados com sua classe social. E essa comunicação muda completamente se quiser atender pequenas construtoras de moradias sociais.
Pesquise sobre seu cliente
Ótimo! Agora que você já sabe com que tipo de clientes quer trabalhar, chegou a hora de conhecer mais a fundo essas pessoas. Quais os interesses dessas pessoas? Qual a sua faixa de renda? São formados no ensino médio, graduados ou pós-graduados? Qual a sua idade média?
Todos esses dados podem ser coletados através de pesquisas, seja observando os clientes de seus concorrentes diretos – e as redes sociais são ótimas para isso – ou fazendo uma pesquisa propriamente dita.
O que não se pode esquecer, nesse caso, é que deve-se coletar apenas os dados fundamentais para a sua estratégia, assim você evitará perder tempo com dados que são pouco relevantes para o seu escritório (por exemplo, qual o emprego ou ocupação do seu público-alvo).
Entenda seus hábitos
Depois de entender os dados demográficos de seus clientes, é a hora de entender quais são os seus costumes. Que marcas eles seguem? Que produtos consomem? Quais personalidades eles admiram?
Assim como os dados anteriores, esses também podem ser alcançados através de pesquisas em redes sociais, ou através de pesquisas de mercado contratadas. Esses, no entanto, são mais profundos, e são fundamentais para entender a maneira que o seu cliente entende a comunicação, e com que tipo de marketing ele costuma se conectar melhor.
É nessa hora que se começa a segmentar o público-alvo para arquitetos. Afinal, nem todos os seus dados serão eliminatórios, pode-se ter, por exemplo, uma parcela de clientes que seja aficionada em automobilismo, e outra que odeie o segmento, e isso não é um problema. O importante é separar esses dois públicos e saber se comunicar com cada um deles.
Dica: não deixe que seus gostos pessoais interfiram nesse momento, guie-se exclusivamente pela pesquisa realizada, e limite as conclusões a esses dados. Um dos erros mais comuns é misturar gosto pessoal nesse momento, e isso pode arruinar seu público-alvo.
Exemplo de público-alvo para arquiteto
Depois de ler tanto sobre como definir um público-alvo, que tal ver na prática como ele fica quando está pronto?
Homem, de 35 a 45 anos, residente na Zona Sul de São Paulo, pós-graduado, em função gerencial em uma empresa de grande porte. Classe média-alta, renda média variável entre R$ 10.000,00 e R$ 15.000,00. Anda sempre muito bem vestido, com roupas sociais na medida de seu corpo. Consumidor de restaurantes de alto padrão, e de produtos de qualidade, deixando o preço sempre em segundo plano.
Naturalmente, esse público-alvo para arquitetos é apenas um exemplo, por isso, não use ele sob hipótese alguma. A pesquisa deve sempre ser realizada com responsabilidade, afinal, o único prejudicado será o seu escritório caso isso seja feito inadequadamente.
Uma vez definido o público-alvo, você estará pronto para começar a aplicar esse conceito em toda a sua comunicação, garantindo assim mais personalidade e efetividade a todas as suas ações de marketing e vendas.
Agora que você já sabe tudo sobre público-alvo, que tal dar o próximo passo, e descobrir como otimizar cada vez mais as ações de marketing de seu escritório de arquitetura? Basta ler nosso conteúdo para descobrir como fazer isso.
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