05 mar Marketing para arquitetos: como otimizar?
Um dos maiores desafios, principalmente para arquitetos que acabaram de montar seus escritórios, é a captação de clientes de alta qualidade. Afinal, mais do que encontrar clientes, a questão é justamente encontrar os clientes certos para os seus objetivos profissionais. E aí que entra o marketing para arquitetos.
Principalmente por conta de a arquitetura ser uma carreira que requer um elevado nível artístico de seus profissionais, o mais comum é que eles não tenham muita facilidade na captação de clientes e venda de projetos propriamente ditas.
Resumindo: arquitetos são artistas, não vendedores.
E aqui não estamos fazendo uma crítica, pelo contrário, cada profissional tem seus méritos e talentos próprios. O fato é que essa habilidade comercial nem sempre pode ser treinada por arquitetos, que em geral estão ocupados com suas outras atividades.
Exatamente por isso, decidimos escrever hoje um pequeno guia – rápido e objetivo – lhe mostrando como pode usar o marketing para arquitetos para alcançar mais e melhores clientes para o seu negócio. Interessado? Então continue a leitura!
Saiba seus objetivos
O primeiro passo para um bom marketing para arquitetos é, sem dúvidas, saber exatamente que tipo de profissional você quer ser daqui para frente. Por isso, definir os seus objetivos é o primeiro passo para garantir que seu marketing tenha sucesso mais adiante.
Ao definir seus objetivos você deve pensar em coisas como: que tipo de clientes quer atender, que tipo de escritório pretende ter dentro de alguns anos, que parcerias pretende fazer, entre outros.
Nessa etapa, vale fazer um benchmark para entender como outros escritórios e profissionais se comportam no mercado, e entender qual deles mais atende esses seus objetivos.
Defina seu público-alvo
Vamos considerar, daqui para frente, que a sua escolha foi atender clientes de alto padrão, até chegar ao nível de um escritório de grande porte. Agora que já sabe desse objetivo, é preciso conhecer exatamente qual o perfil de cliente que tem essa necessidade, e que pode ser atendido por seu escritório?
A definição do público-alvo é um fator extremamente importante, pois permitirá que tenha uma boa ideia das pessoas com quem quer se comunicar, e possa organizar o seu marketing para alcançar essas pessoas de maneira eficiente.
Devido às suas experiências, você já deve conhecer superficialmente o perfil de cliente que quer trabalhar, e é muito importante colocar todo esse perfil no papel. Para agregar ainda mais informações, você ainda pode fazer pesquisas de mercado, ou usar as redes sociais, trazendo ainda mais veracidade ao seu público e, consequentemente, melhorando a sua comunicação. (Saiba mais sobre público nesse post)
Invista na marca de seu escritório
Você já ouviu falar de branding? Provavelmente sim. Então, essa é a hora de aplica-lo.
Nessa etapa, em que você já sabe os seus objetivos, e conhece consideravelmente bem o seu público-alvo, é a hora de começar a trabalhar na sua comunicação. Tanto no marketing para arquitetos quanto em qualquer outra área, usar essas informações a seu favor é fundamental para se alcançar bons resultados.
O primeiro passo é definir o seu posicionamento, que será decidido de acordo com seus objetivos e público-alvo. O passo seguinte, é trabalhar a sua identidade visual – trabalho que pode ser feito por você mesmo, enquanto arquiteto, ou por uma agência/freelancer especialista – que vai desde o logotipo até o material de escritório.
Feita a parte visual, vem o trabalho mais complexo. Entendendo o seu cliente ideal, é necessário criar uma linha de comunicação que converse com esse público, transmitindo os valores de seu escritório, seu caráter e, principalmente, com uma linguagem que faça com que ele se sinta “abraçado” pela sua marca.
Crie a presença digital de seu escritório
Agora você sabe seus objetivos, conhece seu “cliente ideal”, e condensou tudo isso em uma marca e conceitos para aplicar isso. Chegou a hora de se apresentar para seus clientes, para que eles possam encontrar seu escritório e contratar seus serviços.
Existem várias maneiras de divulgar o seu escritório online, então, vamos começar pelos principais canais de captação de clientes no marketing para arquitetos.
Site
Na internet, um site é basicamente um upgrade do seu cartão de visitas, que leva junto diversas informações sobre o seu escritório e, principalmente, o seu portfólio. É onde seus clientes vão conhecer seu trabalho, entender o seu estilo e ver como ele se encaixa em seus projetos.
Por isso, alguns itens essenciais para um site são:
- Perfil do escritório;
- serviços oferecidos;
- portfólio de projetos;
- links para redes sociais (falaremos a seguir);
- informações de contato completas (endereço, e-mail, telefone, etc.);
- blog (falaremos a seguir, também).
Redes sociais
Considerando que você conhece bem o seu público-alvo, nesse ponto, você já sabe quais redes sociais ele utiliza com frequência, então porque não estar presente nelas? Seja o Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, entre outras.
As redes sociais podem e devem ser usadas para todos os objetivos do site mas, mais do que isso, também devem ser um canal de relacionamento com o seu cliente potencial, e é justamente esse relacionamento que fará com que ele escolha o seu escritório ao invés da concorrência.
Blog
Assim como as redes sociais, o blog – preferencialmente dentro do seu site – servirá como um canal de relacionamento entre você e seu cliente em potencial. Dentro desse blog, você poderá incluir conteúdos que sejam do interesse desse público, se tornando uma verdadeira fonte de inspiração.
Mais do que isso, o blog fará com que a marca de seu escritório ganhe autoridade. Afinal, tudo o que for postado nele será automaticamente relacionado à sua marca, e quanto melhores e mais úteis forem os conteúdos, maior será a impressão que o seu cliente terá de que você sabe exatamente o que está fazendo.
Participe de eventos do segmento
Procure eventos de interesse do seu segmento e, principalmente, lugares em que seus clientes estarão. Esses eventos são grandes fontes de networking entre profissionais, mas também tem muitos clientes interessados em seu negócio e, por isso, é essencial que sua marca esteja presente nesses momentos.
Uma dica, nesse quesito, é consultar/contratar uma assessoria de imprensa, que pode encontrar caminhos para que sua empresa entre como patrocinadora e/ou palestrante nesse tipo de evento, o que lhe dará ainda mais autoridade diante de seus clientes.
E aí, o que achou dessas dicas? Pronto para começar na otimizar agora mesmo o marketing para arquitetos de seu escritório? Então aproveite o embalo e compartilhe esse post em suas redes sociais, assim seus colegas de profissão também terão acesso a esse material, e todos poderão crescer e deixar o mercado cada vez mais profissional!
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